Exames Oftalmológicos
- Potencial de acuidade visual macular (PAM).
- Mapeamento de retina.
- Curva tensional.
- Teste de sobrecarga hídrica.
- Gonioscopia.
- Ecobiometria.
- Paquimetria.
- Ultrassonografia.
- Microscopia especular da Córnea.
- Topografia corneana.
- Retinografia.
- Campo visual.
Refração
O exame de refração é realizado para identificar a acuidade visual e a medida dos erros de refração (miopia, hipermetropia,astigmatismo e presbiopia). Para a sua realização contamos com os seguintes aparelhos:
Auto Refrator
Aparelho utilizado para identificar automaticamente o grau de refração aproximado.
Projetor
Projeta diversas tabelas contendo desenhos ou letras de vários tamanhos a uma distância de seis metros, onde se realiza o exame subjetivo da acuidade visual. O paciente informa o que está vendo, dessa forma podemos quantificar a acuidade visual.
Tabela de Snellen avalia a visão à distância.
Refrator Greens
Aparelho composto por um conjunto de lentes corretivas usadas para encontrar o grau de refração que melhor satisfaça a acuidade visual.
PAM
O exame de acuidade visual potencial permite a avaliação do potencial de visão central no pré-operatório de cirurgias de catarata, estimando a visão que será atingida após a cirurgia.
BIOMICROSCOPIA OCULAR
Esse exame avalia as estruturas externas e internas do olho com diversos aumentos ópticos e tipos de iluminação, através de um aparelho que se chama Lâmpada de Fenda. Permite fazer o diagnóstico e acompanhamento de doenças do olho, tais como: Doenças da pálpebra, da superfície ocular, da córnea, do cristalino, do humor vítreo e da retina.
TONOMETRIA
É a medida da pressão intra-ocular, realizado pelo tonômetro de aplanação, importante diagnóstico e tratamento do glaucoma.
CURVA TENSIONAL DIÁRIA
É a avaliação de medidas repetidas da pressão intra-ocular em diferentes horas do dia. Esse exame é indicado para o diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.
GONIOSCOPIA
É um exame que utiliza uma lente especial para o estudo do ângulo da câmara anterior do olho, onde é realizada a drenagem do humor aquoso (líquido que preenche a câmara anterior). Esse exame é fundamental para o diagnóstico e tratamento do glaucoma.
MAPEAMENTO DE RETINA
É o exame oftalmológico que permite a análise de todas as estruturas encontradas no fundo de olho, como a retina, o nervo óptico e o vítreo. Com o mapeamento é possível diagnosticar e avaliar a evolução de doenças sistêmicas, entre elas o diabetes e a hipertensão arterial. O exame de mapeamento de retina também é indicado para diagnosticar doenças oculares como o descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares e hemorragias e infecções.
RETINOGRAFIA
É um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.
CAMPO VISUAL
A campimetria computadorizada é o exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, identificando as alterações do campo visual. Utilizado para diagnosticar o glaucoma, doença neurológica , entre outras.
PAQUIMETRIA
É o exame que mede a espessura da córnea. A paquimetria é muito importante na avaliação para a cirurgia refrativa e no diagnóstico do glaucoma e ceratocone.
MICROSCOPIA ESPECULAR
O exame de microscopia especular da córnea permite avaliar a densidade de células do endotélio da córnea e seu formato, identificando qualquer degeneração ou atrofia do tecido.A densidade corneana é de suma importância, na medida que quanto mais baixa, maior será a dificuldade em manter a córnea transparente, podendo evoluir para edema irreversível e necessidade de transplante de córnea.
TOPOGRAFIA COMPUTADORIZADA DA CÓRNEA
Analisa a curvatura da córnea em toda a sua extensão, desde o seu centro até sua periferia, avalia as alterações de sua superfície como a regularidade e a simetria, permitindo identificar astigmatismos e outras irregularidades na córnea, como o ceratocone. Esse exame também é indicado na avaliação pré e pós-operatórias das cirurgias refrativas, das cirurgias de catarata, do transplante de córnea e na adaptação à lente de contato.
BIOMETRIA
É o exame capaz de medir o comprimento axial do globo ocular e de suas estruturas (câmara anterior, cristalino, cavidade vítrea). A biometria é o principal exame para calcular o grau da lente intra-ocular implantada na cirurgia de catarata.
ULTRASSONOGRAFIA OCULAR
É realizado para avaliar a retina, cavidade vítrea, coroide e outras estruturas do globo ocular. Está indicado em casos onde não se consegue visualizar diretamente o fundo do olho pelo mapeamento de retina.